..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

POLÍTICA

Após ação do MPAC, Ageac terá 90 dias para regularizar transporte coletivo intermunicipal

Após ação do MPAC, Ageac terá 90 dias para regularizar transporte coletivo intermunicipal

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) conseguiu decisão que determina o prazo de 90 dias para que a Agência Reguladora dos Serviços Públicos do Estado do Acre (Ageac) apresente o procedimento de habilitação de empresas para operar o serviço de transporte coletivo entre a capital e os municípios de Cruzeiro do Sul e Assis Brasil.

A decisão é da 1ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), concedida após recurso interposto pela Ageac pedindo a revisão do prazo para regularização do serviço.

A ação civil pública foi ajuizada pela 1ª Promotoria de Justiça Especializada de Defesa do Consumidor, com o objetivo de solucionar os problemas no transporte coletivo intermunicipal no estado, entre os quais, a precariedade das linhas, operadas em regime de monopólio/exclusividade.

Antes, o MPAC havia expedido recomendações e proposto um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado no ano de 2016. Ambos não foram cumpridos.

Na ação, foi requerida a imediata abertura de processo de habilitação de novas empresas para operar as linhas, e no mérito, a realização de um processo licitatório concorrencial para regularizar a concessão de todas as linhas de transporte intermunicipal no estado, no prazo máximo de seis meses.