A pedido da bancada federal do Acre em Brasília, o Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (Dnit) declarou situação de emergência em trechos da BR-364, através de portaria publicada nesta terça-feira (2) no Diário Oficial da União.
A priori, o senador Alan Rick (UB), coordenador da bancada, por meio de sua assessoria, se colocou como autor do pedido, porém o seu colega, o senador Sérgio Petecão (PSD) acrescentou ao Notícias da Hora que ele próprio e seus colegas deputados federais relataram ao ministro dos Transportes, Renan Filho, e depois à presidência do Dnit a situação da rodovia no Acre.
“A gente foi algumas vezes ao Dnit e conversamos também com o ministro Renan Filho acerca dessa situação depois de recebermos empresários nos relatando a situação. Eu costumo dizer que a BR-364 está entre as mais importantes obras do Acre e precisamos da reconstrução dela urgentemente”, afirmou Petecão.
O senador Alan Rick afirmou a necessidade de se aproveitar o verão amazônico para a execução do serviço emergencial da estrada.
"A nossa urgência é justamente pela situação crítica da BR e a necessidade de aproveitarmos o período do verão na região. Nosso transporte de insumos está prejudicado, a população que precisa de tratamento de saúde está sofrendo com a BR nessas condições. Por isso, fizemos esse pedido ao DNIT e estou feliz por terem atendido. Porém é preciso decretar a emergência nos demais trechos", disse o senador.
A situação de emergência abrange alguns trechos do km 620 ao km 682 entre o Rio Gregório e o Rio Liberdade, que ficam entre as cidades de Tarauacá e Cruzeiro do Sul, interior do estado.
"Não estamos fazendo dispensa de licitação, estamos apenas atuando no contrato adjacente. A republicação do edital de licitação está para segunda-feira, próximo dia 8. Atualizamos a data base de orçamento e estamos tentando licitar novamente esse trecho”, explicou o superintendente interino do DNIT no Acre, Carlos Moraes.