O governo federal vai indenizar posseiros que ocupavam áreas da Terra Indígena do Rio Gregório, região de Tarauacá. A decisão foi publicada hoje (29/11). A Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) instalou uma comissão para fazer o inventário das benfeitorias.
Francisco Barbosa de Melo, coordenador técnico da Funai em Marechal Thaumaturgo vai comandar os trabalhos. Também foi escolhida a servidora Engracia de Souza Sales, chefe do SEAD, lotados na Coordenação Regional do Juruá.
Eles têm 10 dias para fazer o levantamento e 10 dias para entregar o relatório dos pagamentos, a contar de 02 de dezembro de 2024, sendo os procedimentos indenizatórios norteados pela Instrução Normativa da Funai n° 02, de 3 de fevereiro de 2012.
Joenia Wapichan, presidenta da Funai, determinou que a Coordenação Regional do Juruá (CR-JURUÁ) preste o apoio logístico necessário à realização dos trabalhos.
Ontem (28/11), uma operação das Forças de Segurança Pública estive na Terra Indígena do Rio Gregório após receber uma denúncia de que faccionados estariam ameaçando invadir uma das comunidades indígenas, a Aldeia Katukina.