O Governo Federal, por meio do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, publicou a Portaria Nº 3.137, na edição do Diário Oficial da União (DOU), desta segunda-feira, 16, que autoriza o empenho e a transferência de recursos a prefeitura de Mâncio Lima -Acre, no valor de R$ 1.170.925,00 (um milhão, cento e setenta mil, novecentos e vinte e cinco reais) destinado as ações de Defesa Civil.
Os recursos são destinados destinados a ações para minimizar os prejuízos ocasionados pelo vendaval. "A prefeitura terá o prazo de execução de 180 dias considerando a natureza e o volume de ações a serem implementadas".
Os recursos foram destinados após o município decretar situação de emergência. No dia 14 de setembro deste ano, o prefeito de Mâncio Lima, Isaac de Souza Lima, decretou situação de emergência ou estado de calamidade nas áreas do município afetadas por tempestade devido as chuvas e ventos intensos que ocasionou uma destruição em diversas áreas.
Os ventos chegaram a uma velocidade de 120 à 160 km/h, quase uma hora de vendaval, no dia 13 de setembro de 2023, que resultou em danos materiais e prejuízos econômicos e sociais.
Os locais mais afetados e atingidos pelo desastre foram os seguintes bairros: São Francisco, Anselmo Maia, São Vidal, Cobal, Bandeirantes e o Centro do município.
"Autorizar o empenho e o repasse de recursos ao Município de Mâncio Lima - AC, no valor de R$ 1.170.925,00 (um milhão, cento e setenta mil, novecentos e vinte e cinco reais), para a execução de ações de resposta, conforme processo n. 59052.016143/2023-75.", diz trecho da portaria.