O ex-secretário adjunto da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes (SEE), Márcio Mourão, que havia sido designado para comandar o setor de Contrato e Convênios da pasta, teve a nomeação cancelada pelo secretário Mauro Sérgio Cruz. Mourão foi alvo de polêmica após assinar contratos milionários investigados pela Polícia Civil.
O cancelamento da nomeação de Márcio Mourão foi publicado nesta terça-feira, dia 16, no Diário Oficial, e é assinado pelo gestor da pasta. Na semana passada, o portal Notícias da Hora contou sobre a nomeação, e, segundo informado, houve corre-corre dentro da secretaria no intuito de desligar Mourão da função.
Mourão foi exonerado do cargo de secretário adjunto, sem explicação, dias após a deflagração da Operação Mitocôndrias, que apura a fraude na entrega de produtos da merenda escolar alvo da Polícia Civil do Acre. O esquema poderia movimentar até R$ 22 milhões.
Uma fonte do portal comentou acerca da revogação da designação: “O Secretário parece que insistiu em acomodá-lo internamente na semana passada. Hoje, fez a revogação da portaria. Uma movimentação estranha, mas necessária, já que Márcio Mourão está no seio de investigações de escândalos de desvios na SEE”, apontou.
No lugar de Mourão, o governador acreano nomeou o coronal da Polícia Militar, Márcio Divino, que já atuou como subcomandante da corporação acreana e está na reserva desde o final de 2019. O novo secretário adjunto atualmente controla toda a parte administrativa e financeira da pasta, inclusive as licitações.