Após discussão na última terça-feira (26) em que vereadores deixaram o plenário ao se recusarem a votar um ato que retomava a realização das sessões às quartas-feiras, o presidente da Mesa Diretora, vereador N. Lima, resolveu fazer diferente. Com um ato da Mesa, as sessões passam a ser realizadas durante os três dias da semana: terça, quarta e quinta, com início às 8 horas da manhã.
“Isso aqui é ato da Mesa. Todos são atos da mesa. Eu não tinha feito isso porque disse que tudo seria de acordo com vocês. Como surgiu algumas divergências, então, a Mesa Diretora está colocando como dever dela. São três hipóteses, um terço de vereadores podem mudar o regimento, mudar o que quiser, a Mesa Diretora, as comissões. O Ato da Mesa já foi feito, a partir do dia 2 de maio, nós vamos voltar as três sessões”, disse N. Lima.
Após ter sido chamado de parecer uma “barata tonta”, o vereador Raimundo Neném (PSB) não deixou barato e aproveitou para protestar contra N. Lima, com uma pitada de ironia. O parlamentar começou parabenizando N. Lima, ao mesmo tempo que fez dura crítica ao gesto do presidente em levar o assunto ao plenário, mesmo sendo um ato restrito da Mesa Diretora.
“Parabenizo pela visão aí, o retorno das três sessões. Acompanhei esses dias aí um desgaste muito grande entre a Mesa e os vereadores. Estou aqui há seis anos e sempre vejo que é um ato da Mesa. Quando suspendemos os trabalhos virtuais, foi um ato da Mesa. O senhor não comunicou a gente. Agora, o retorno era um ato da Mesa! A Mesa está aí, por que que o senhor não fez isso antes? Sei que o senhor está fazendo hoje, colocando um ato da Mesa retornando os trabalhos terça, quarta e quinta. Aí colocou em plenário e teve aquele desgaste todo com os vereadores. Teve vereador que foi chamado de “vagabundo”. É uma coisa desnecessária. Ato da Mesa quem toma é vossa excelência”, disse Neném.