O vereador Rodrigo Forneck (PT) disse na sessão desta terça-feira, 11, que o ex-juiz Sérgio Moro, atual ministro da Justiça e Segurança Pública, e o procurador Deltan Dallagnol, do Ministério Público Federal, agiram de forma criminosa por meio da Operação Lava Jato para prejudicar o ex-presidente Lula, condenado e preso em abril do ano passado. O petista se baseou nos diálogos divulgados pelo The Intercept em que Moro e Deltan combinam argumentações, denúncias contra Lula e mudanças na ordem dos depoimentos.
“Estamos diante de uma das maiores fraudes processuais da história do Brasil e o mais grave disso tudo é que o ministro Sérgio Moro não desmentiu nada. Esse processo é cheio de vícios e deve ser anulado. Se ainda tiver alguma acusação contra o ex-presidente Lula, que ele passe por um julgamento legítimo”, disse Forneck.
As denúncias de direcionamentos na Lava Jato com o objetivo de prender o ex-presidente Lula ganham as páginas dos jornais no mundo todo. O Intercept obteve acesso aos diálogos entre Moro e o procuradores no aplicativo Telegram por meio de um hacker.
Para Forneck, não há dúvidas de que Lula é um preso político.