..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

POLÍTICA

Após flagra dos alimentos vencidos em presídio do Acre, Iapen substitui empresa

Após flagra dos alimentos vencidos em presídio do Acre, Iapen substitui empresa

A empresa Tapiri, responsável por fornecer alimento aos presídios do Acre durante anos, está em processo de substituição após um novo processo licitatório que já está em andamento, confirmou ao Notícias da Hora o diretor-presidente do Instituto de Administração Penitenciária, Lucas Gomes. Enquanto não ocorre um contrato definitivo. Uma nova empresa deve fornecer alimento aos presídios em caráter emergencial.

O encerramento do contrato com a Tapiri ocorre depois que o Ministério Público Estadual encontrou cerca de três toneladas de alimentos vencidos e armazenados de forma irregular no frigorífico do presídio Francisco D'Oliveira Conde, durante uma fiscalização em setembro passado.

Havia entre os itens vencidos: carne, ovos, toscana, mortadela, calabresa, ingredientes de feijoada e outros produtos.

CAIU 03

"A empresa está sendo substituída. Há uma licitação em andamento mas foi feita uma contratação emergencial. A nova empresa assume até o final desse mês. Por ser uma demanda muito grande, a substituição não pôde se dar de forma imediata, uma vez que poucas empresas apresentaram estrutura compatível com a necessidade e a contratação de uma empresa sem a capacidade técnica poderia gerar prejuízos enormes ao sistema penitenciário e à segurança pública."

Lucas Gomes afirmou ainda que "existe uma processo administrativo e um inquérito criminal contra a empresa a serem ainda concluídos".

Os fiscais responsáveis pela cozinha do FOC foram afastados logo após o caso dos alimentos vencimento ter vindo à tona.