A morte do agricultor Nemes Machado de Oliveira, 53 anos, no Seringal São Domingos, reacende o debate pela regularização fundiária na Amazônia. Nesse sentido, o deputado federal, Alan Rick (DEM/AC), disse que um encontro com o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles e o presidente nacional do Incra, general Jesus Correia deve ocorrer nesta terça-feira, 2, em Brasília.
Alan Rick conhece bem a área do Seringal São Domingos. Em 2018, o parlamentar esteve acompanhado do então presidente nacional do Incra, Francisco Nascimento, do Ouvidor Agrário Nacional, Jorge Tadeu Correia, dos superintendentes do INCRA no Acre, Sebastião Silva, de Rondônia, Erasmo Tenório da Silva e do Amazonas, João Batista Jornada.
Naquele encontro, o parlamentar e autoridades ligadas à terra se reuniram com cerca de 30 agricultores que representam outros 80 que ocupam a região há mais de cinco anos. Após o encontro, em 2018, ficou decidido que a questão seria tratada pela Ouvidoria Nacional do Incra. Entretanto, com a mudança de governo, o caso foi esquecido e os investimentos em demarcações perderam força.
O Seringal São Domingos está localizado na tríplice fronteira: Acre, Amazonas e Rondônia, o que dificulta o trabalho de mapeamento por parte do Incra nos estados. Uma ação conjunta poderia atenuar o problema.