Após investigação do Ministério Público do Acre acerca da notícia de que a Escola de Música do Acre, que fica no Tucumã, em Rio Branco, seria desativada para abrigar a escola vocacionada de artes, ficou esclarecido que o projeto da Secretaria de Estado de Educação “não será concretizado”. Ou seja, o espaço continuará abrigando a Escola de Música.
Ao promotor Ricardo Coelho de Carvalho, a Secretaria de Educação explicou que a mudança de pensamento se deu em virtude do prédio que abriga a escola não ter sido pensado para tal finalidade, “considerando a falta de adequação do imóvel”.
Diante da explicativa da SEE, Ricardo Coelho resolveu arquivar a notícia fato. “Os fatos descritos revelam que não há justificativa para a continuidade da tramitação da presente Notícia de Fato e tampouco para o ajuizamento de ação, tendo em vista não se verificar eventual violação do direito à educação. Ante o exposto, promovo o arquivamento da presente notícia de fato”, disse o promotor.
Este ano, o deputado estadual Daniel Zen (PT) usou a tribuna da Assembleia Legislativa para denunciar a mudança. Na época, Zen disse que a Escola de Música não havia sido pensada para abrigar a escola vocacionada e foi além, afirmou que o espaço atendia jovens e crianças, muitos em vulnerabilidade social.