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POLÍTICA

Após quase quatro anos aprovado pela Aleac, empréstimo superior a R$ 240 milhões é assinado com o Fonplata

Após quase quatro anos aprovado pela Aleac, empréstimo superior a R$ 240 milhões é assinado com o Fonplata

Ponte ligando o Quinze à Baixada da Sobral, calçadão que vai da ponte Sebastião Dantas ao Mercado Elias Mansour e arco metropolitano serão as obras contempladas pelo empréstimo do Fonplata assinado na quinta-feira, dia 15.

Aprovado em outubro de 2021 pela Assembleia Legislativa, ainda no primeiro governo de Gladson Cameli, o empréstimo contraído junto ao Fundo Financeiro para o Desenvolvimento da Bacia do Prata (Fonplata) finalmente vai sair do papel. O extrato do contrato assinado ontem (15) foi publicado no Diário Oficial da União, edição desta quinta-feira (16).

Ao todo, são U$$ 39 milhões de dólares, o que corresponde hoje a R$ 199.680.000,00 milhões. A operação tem um valor total de US$ 48,75 milhões, sendo US$ 39 milhões provenientes do Fonplata (80%) e US$ 9,75mihões de contrapartida do Estado (20%).

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O contrato foi assinado pelo governador Gladson Cameli (PP), representando o governo do Acre, e Luciana Botafogo, presidente executiva do Fonplata, além da procuradora da Fazenda Nacional, Fabiani Fadel Borin, representante da União, garantidora da operação de crédito.

Todo esse dinheiro será destinado para a construção da ponte do bairro Quinze, ligando-o à Baixada da Sobral. A orla de Rio Branco, às margens do Rio Acre, no Calçadão da Rua Epaminondas Jácome, também está no radar. A nova infraestrutura começa no trecho compreendido entre a Rua Marechal Deodoro e a Rua Sergipe, no centro da cidade, na região adjacente ao Mercado Municipal Elias Mansour, com total aproximado de 25.000 m² de área construída, restaurada ou revitalizada.

O arco metropolitano de Rio Branco também faz parte dos investimentos e busca aliviar o intenso tráfego da capital. Ele envolve a construção de uma ponte sobre o Rio Acre e a execução de serviços de pavimentação, com terraplanagem, drenagem, passeio público, sinalização viária e iluminação. Essa primeira etapa prevê uma obra com extensão total de 21,3 km, com 12,3 km no trecho da estrada do Quixadá e 9 km na estrada AC-40, incluindo uma ponte de 250m de extensão e 15,60m de largura.

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