Em reunião com o presidente da Anatel, Leonardo de Morais, ocorrida em março, o deputado federal Jesus Sérgio (PDT) denunciou a má qualidade dos serviços de telefonia móvel e de banda larga no Acre. Ele cobrou uma maior fiscalização da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) junto às empresas de telefonia e pediu a realização de audiência pública com a participação dos representantes das operadoras, realizada nesta quinta-feira (06).
Em resposta as reivindicações de Jesus Sérgio, o superintendente de Controle de Obrigações da Anatel, Carlos Manuel Baigorri, informou que, mediante as reclamações apresentadas pelo deputado acreano, cobrou dos representantes das empresas de telefonia e internet, em recente reunião trimestral de qualidade dos serviços, melhorias para os serviços ofertados no Acre.
Segundo o superintendente, duas medidas serão adotas para melhoria dos serviços no Acre. A primeira dela, será a curto prazo com a instalação de novas antenas até o fim do segundo semestre deste ano. A medida irá garantir uma qualidade melhor aos serviços de telefonia móvel e banda larga no Acre.
A segunda medida, será a longo prazo e trata-se da ampliação da rede de transmissão a longo prazo. Manuel Baigorri pediu a compreensão dos acranos ao explicar que a expansão da rede é um desafio logístico maior e depende de investimentos e obras.
“Uma ótima notícia para a população do nosso estado. Isso foi fruto da nossa luta junto com a bancada federal do Acre”, destacou Jesus Sérgio.
A audiência pública foi realizada pela Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia da Câmara dos Deputados e contou com a participação do Diretor do Departamento de Banda Larga do Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações – MCTIC, Artur Coimbra; Diretor Regulatório do Sindicato Nacional das empresas de Telefonia e de Serviço Móvel Celular e Pessoal – SINDITELEBRASIL, Alexander Castro e a Procuradora da República, Ministério Público Federal, Michelle Diz Y Gil Corbi.