..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

POLÍTICA

Após reunião com infratores ambientais, ministro suspendeu fiscalização na Reserva Chico Mendes, informa Folha

Após reunião com infratores ambientais, ministro suspendeu fiscalização na Reserva Chico Mendes, informa Folha

A Folha de São Paulo, edição online desta quarta-feira, 4, informa que o ministro Ricardo Salles, do Meio Ambiente, suspendeu fiscalização na reserva Chico Mendes, localizada na região do Alto Acre, após se reunir com cinco infratores ambientais: um autor de uma ameaça de morte contra um servidor do ICMBio; um ex-procurador-geral de Justiça do Acre acusado de abrir uma estrada ilegal dentro da Resex Chico Mendes; um condenado por desmatamento; e uma fazendeira com um haras em uma unidade de conservação criada para atender a seringueiros.

Apenas em 2019, a Resex já perdeu 74,5km² de floresta, segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o que configura um crescimento de 203% na comparação com 2018.

Ainda de acordo com a Folha, a reunião foi intermediada por parlamentares acreanos - entre eles, a deputada federal Mara Rocha (PSDB). Junto com o senador Marcio Bittar (MDB-AC), ela prepara um projeto de lei para reduzir a Resex Chico Mendes, retirando da unidade de conservação áreas tomadas pela pecuária. Se aprovado, o texto pode beneficiar quatro dos infratores presentes no encontro com Salles.