A Folha de São Paulo, edição online desta quarta-feira, 4, informa que o ministro Ricardo Salles, do Meio Ambiente, suspendeu fiscalização na reserva Chico Mendes, localizada na região do Alto Acre, após se reunir com cinco infratores ambientais: um autor de uma ameaça de morte contra um servidor do ICMBio; um ex-procurador-geral de Justiça do Acre acusado de abrir uma estrada ilegal dentro da Resex Chico Mendes; um condenado por desmatamento; e uma fazendeira com um haras em uma unidade de conservação criada para atender a seringueiros.
Apenas em 2019, a Resex já perdeu 74,5km² de floresta, segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o que configura um crescimento de 203% na comparação com 2018.
Ainda de acordo com a Folha, a reunião foi intermediada por parlamentares acreanos - entre eles, a deputada federal Mara Rocha (PSDB). Junto com o senador Marcio Bittar (MDB-AC), ela prepara um projeto de lei para reduzir a Resex Chico Mendes, retirando da unidade de conservação áreas tomadas pela pecuária. Se aprovado, o texto pode beneficiar quatro dos infratores presentes no encontro com Salles.