A próxima semana na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) promete ser decisiva em vários aspectos. Além da eleição da nova mesa diretora para o biênio 2025-2026, os parlamentares devem votar até a quinta-feira (11) a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).
A informação sobre a possível antecipação do recesso parlamentar foi confirmada pelo presidente da Aleac, deputado Luiz Gonzaga (PSDB), ao Notícias da Hora nesta sexta-feira (5).
Na próxima segunda (8), a Comissão de Orçamento e Finanças (COF), presidida pelo deputado Tadeu Hassem (Republicanos), realiza a audiência pública para discutir o projeto da LDO. Ele também é o relator da matéria. A partir desse encontro, os parlamentares estaduais devem apresentar emendas ao texto original.
Já a eleição da nova mesa diretora ocorre na terça-feira, dia 9. Nicolau Júnior e Luiz Gonzaga devem ser conduzidos aos cargos de presidente e primeiro-secretário, respectivamente, pela terceira vez. Se confirmada essa composição, em 2026, os dois completam 8 anos no comando da maior casa legislativa do Acre.
Ao limpar as gavetas até quinta-feira, os parlamentares entram em recesso, voltando ao trabalho só dia 1 de agosto.