..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

POLÍTICA

Após votar favorável, senadora Mailza comemora aprovação da PEC do piso salarial dos agentes comunitários de saúde

Após votar favorável, senadora Mailza comemora aprovação da PEC do piso salarial dos agentes comunitários de saúde

A senadora Mailza (Progressistas-AC) votou sim e o Plenário do Senado aprovou, em sessão semipresencial nesta quarta-feira (4), a proposta de emenda à Constituição (PEC) 9/2022, que fixa um piso salarial de dois salários mínimos (R$ 2.424) para a categoria. Como já havia passado pela Câmara, o texto vai à promulgação.

Mailza afirmou que a PEC passou por uma caminhada longa, mas exitosa. Para a senadora, a aprovação representa uma vitória para a consolidação da carreira e ressaltou que importância da atividade dos agentes comunitários de saúde ficou "ainda mais evidente" durante a pandemia da Covid-19.

“É por meio vocês agentes de saúde que a população mais carente recebe orientações sobre comportamentos adequados à preservação da saúde e vacinação, bem como informações sobre riscos de doenças e epidemias. Após uma longa batalha de mais de 11 anos, conseguimos aprovar. Então, nada mais justo que a valorização e reconhecimento dos mais de 400 mil agentes comunitários de saúde de endemias de todo nosso país”, argumentou a senadora.

A matéria, de iniciativa do deputado Valtenir Pereira (MDB-MT), foi relatada pelo senador Fernando Collor (PTB-AL) e aprovada pela manhã na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Foram 11 anos de tramitação dentro do Congresso Nacional.