..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

POLÍTICA

“As portas do Ministério do Planejamento e Orçamento foram abertas para o Acre”, diz Simone Tebet, ao falar do Quadrante Rondon

“As portas do Ministério do Planejamento e Orçamento foram abertas para o Acre”, diz Simone Tebet, ao falar do Quadrante Rondon

A ministra Simone Tebet apresentou o Relatório 2024 do projeto Rotas de Integração Sul-Americana. Entre as obras que contemplam o Acre estão a construção de uma infovia estadual, que sairá de Rio Branco até Cruzeiro do Sul e Xapuri. São mais de 960 quilômetros de cabos subfluviais. Serão investidos R$ 18 milhões. A iniciativa está em fase de chamada para a seleção de parceiros.

Ainda há investimentos, em execução, na recuperação da pista de pouso do Aeroporto Plácido de Castro, em Rio Branco, além de melhorias no terminal de passageiros.

O Ministério do Planejamento também prevê recursos para a linha de transmissão entre o Distrito de Abunã, em Rondônia, e Rio Branco, no Acre. A linha de transmissão de 230 Kv ligará as subestações de energia de Abunã à capital acreana.

“A partir de toda essa escuta desenhamos as Rotas de Integração. Juntos, esses caminhos permitirão avanços sociais inestimáveis à população brasileira e aos povos vizinhos de nosso continente. São 190 obras de infraestrutura presentes no Novo PAC que possuem caráter de integração espalhadas nos 11 estados: rodovias, portos, aeroportos, infovias, ferrovias, hidrovias e linhas de transmissão de energia elétrica”, afirmou a ministra.

“As portas do Ministério do Planejamento e Orçamento foram abertas para Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima, Pará, Paraná e Santa Catarina. Certamente, pouco a pouco, incorporaremos outras Unidades da Federação no nosso trabalho, chegando ao Sudeste e ao Nordeste”.

As obras também incluem a recuperação das BRs 364 e 317, estradas importantes para a ligação com os portos peruanos e chileno.