O vereador Emerson Jarude (MDB) solicitou, e o presidente da Câmara Municipal, vereador N. Lima (PP), autorizou, que um dos assessores do parlamentar emedebista faça um curso que visa o treinamento e desenvolvimento humano. A fatura do curso, por sua vez, vai ficar para o contribuinte, uma vez que será pago com dinheiro público.
Segundo a Câmara Municipal de Rio Branco, o curso, que a princípio não demonstra retorno prático ao Poder Legislativo, é um direito do vereador, que, apesar de criticar os colegas que viajam com diárias para outros estados do país, tem solicitado cursos com valores acima dos praticados pelos demais parlamentares. Contudo, a solicitação é legal e passa pela análise da Procuradoria Jurídica.
Segundo Emerson Jarude, o curso é, na verdade, “um treinamento, em formato imersão, de aprimoramento pessoal, que visa o “desenvolvimento intelectual” do assessor. Ainda de acordo com o parlamentar, a equipe do gabinete dele é reduzida, o que reforça a necessidade de capacitar melhor os profissionais para o exercício das atividades diárias.
Emerson Jarude destaca que, a exemplo do que acontece com todos os demais vereadores, “todas as nossas ações são publicadas no Diário Oficial e prestadas contas através do certificado, exatamente como devem ser”, pontua o emedebista, que é pré-candidato ao governo pelo MDB.
Segundo o presidente da Câmara, vereador N. Lima, não há ilegalidade no pedido do vereador. “Apesar do curso que o vereador pediu ser em Rio Branco, ele pediu um curso mais caro do que os cursos que a gente faz aqui, os demais vereadores. Mas esse pedido foi analisado pela Diretoria Financeira e também pelo Jurídico, que liberaram”, explicou.
N. Lima destaca, contudo, que antes de qualquer coisa, é necessário avaliar se há orçamento suficiente para pagar o curso sem que haja prejuízo em outras ações da Casa do Povo. “Aqui nós temos total interesse em economizar, e temos trabalhado na ponta do lápis todos os dias, porque nosso interesse maior aqui é construir a nossa sede e dar melhores condições aos colegas vereadores e aos servidores da Casa”, completa.
Segundo o site do Instituto Você, contratado pela câmara para ofertar o curso ao assessor de Emerson Jarude, a proposta da instituição é o de ofertar treinamentos e desenvolvimento humano – pessoal e profissional – baseada em quatro pilares: comunicação, autoestima, inteligência emocional e relacionamento interpessoal. Além disso, as aulas são ministradas em Rio Branco, por meio de um calendário divulgado na plataforma virtual da instituição.