..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

POLÍTICA

Assessoria de Bocalom reage à nota do Senge e diz que “em nenhum momento prefeito menosprezou profissionais da engenharia”

Assessoria de Bocalom reage à nota do Senge e diz que “em nenhum momento prefeito menosprezou profissionais da engenharia”

As declarações do prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, que referiu-se a si mesmo como um “engenheiro frustrado” e afirmou que “gosta de deixar os engenheiros doidinhos com suas exigências nas obras” repercute.

Dessa vez, a prefeitura resolveu se manifestar depois de o Sindicato dos Engenheiros emitir nota para dizer que a classe foi desrespeitada.

Segundo a prefeitura, “em nenhum momento o prefeito menosprezou a importância dos profissionais da engenharia, por outro sim, orientou maior dedicação nos projetos e, acima de tudo, denota a preocupação em gastar bem o dinheiro público para que enfim, obras não tenham que ser refeitas onerando os cofres da municipalidade, que ao invés de gastar bem os recursos em outras obras de interesse social e coletivo, necessita de reparos, como estamos refazendo algumas construções alheias aos padrões de qualidade”

A nota acrescenta que “o prefeito Tião Bocalom reitera o seu respeito a categoria e reconhece que sem esses valorosos profissionais as grandes obras, como o viaduto da Dias Martins, o viaduto da AABB, a construção do Novo Mercado dos Colonos e ainda, várias outras creches e postos de saúde entre outros, não seriam possíveis pela necessidade de realização, acompanhamento e fiscalização. Enfim, é louvável a coragem do prefeito Tião Bocalom em ser verdadeiro em suas palavras, sem se importar que doam em alguns atores acostumados a não serem contestados”.

Entendendo a polêmica

O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, incomodou a classe dos engenheiros ao referir-se a si mesmo como um “engenheiro frustrado” e ao afirmar que “gosta de deixar os engenheiros doidinhos com suas exigências nas obras”. As declarações de Bocalom foram dadas durante a abertura da Semana da Engenharia, na terça-feira (29), no auditório da Universidade Federal do Acre (UFAC).

Em nota, o Sindicato dos Engenheiros do Acre (Senge) reagiu com indignação.
Para a entidade, o prefeito foi desrespeitoso “ao desqualificar profissionais da engenharia e sugerir a substituição deles por estagiários em obras municipais”.

“São um reflexo da falta de ética e da incompreensão sobre a importância e a responsabilidade dos engenheiros no desenvolvimento da sociedade acreana.
Tais declarações ao invés de valorizarem a categoria demonstram um profundo desrespeito pelos estudos, procedimentos, normas e técnicas que envolvem cada etapa de uma obra pública. As palavras do prefeito desconsideram os critérios técnicos e a experiência de profissionais qualificados que dedicam suas carreiras a garantir a segurança e a eficácia das construções e serviços que beneficiam a sociedade”, diz a nota do sindicato.