Eleita no dia 30 de maio, a chapa “Unidos para Avançar” foi empossada na noite desta quarta-feira, 13 de junho, para gerir a Associação das Defensoras e Defensores Públicos do Acre (Adpacre) no biênio 2023-2025. A sessão solene, realizada no auditório da Rádio Boas Novas, em Rio Branco, foi dirigida pela ex-presidente da associação, Aryane Cunha, que entregou o cargo à defensora pública Fenísia Araújo da Mota (nova diretora-presidente da associação) e à defensora pública Wânia Lindsay Freitas Dias (vice-presidente).
O novo conselho fiscal da Adpacre também foi empossado e é composto pela defensora pública Célia da Cruz Barros Cabral Ferreira (presidente) e Luís Gustavo Medeiros, Martiniano Cândido de Siqueira Filho e André Espíndola Moura (conselheiros).
Em seu discurso, a defensora pública Aryne Cunha apontou os desafios enfrentados em sua gestão, decorrente da crise sanitária e humanitária, causada pela pandemia da COVID-19, e os avanços durante sua gestão.
Empossada, a nova presidenta da Adpacre, Fenísia Mota, garantiu que “meu compromisso enquanto estiver a frente da Associação das Defensoras e Defensores Públicos do Acre será trabalhar na defesa de todos os associados, pelo fortalecimento da Defensoria Pública defendendo seus princípios institucionais, sua independência e suas funções”, disse.
A defensora-geral Simone Santiago parabenizou a nova Diretoria e atentou para a importância da Associação. “A Adpacre representa o todo, um espaço de voz e diálogo, de construção de pautas e projetos que fomentam os direitos de seus associados e impactam os serviços da Defensoria Pública do Estado do Acre, e acima de tudo, representa a força e união em prol do fortalecimento da nossa instituição”.
Participaram do evento defensores públicos, associados, representantes do Judiciário, entidades de classe, servidores da DPE/AC, familiares e amigos dos defensores empossados.