O presidente da Associação dos Servidores do Sistema Penitenciário do Acre (Asspen), Eden Alves Azevedo, protocolou um ofício na manhã desta segunda-feira (26) pedindo ao Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen) esclarecimentos acerca do Prêmio Anual de Valorização da Atividade Penitenciária.
De acordo com Eden Azevedo, “em diligências realizadas pela associação, ficou constatado a inobservância do Iapen na publicação do cumprimento das metas, fator que certamente atrasará o pagamento do referido prêmio”.
“Assim, a Asspen se antecipou, a fim de identificar e cobrar da presidência do Iapen, uma solução para o problema, no sentido de garantir que os servidores penitenciários, já tão desvalorizados, tenham seu direito salvaguardado”, completa a nota.
O Prêmio Anual de Valorização da Atividade Penitenciária é um direito previsto na Lei 2.180, de 10 de dezembro de 2009 e um incentivo às atividades desenvolvidas pelos policiais penais e agentes administrativos do sistema prisional.