..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

POLÍTICA

Associações ligadas aos tribunais de Contas vão requerer na Justiça vaga de Maria de Jesus

Associações ligadas aos tribunais de Contas vão requerer na Justiça vaga de Maria de Jesus

Quem pensa que a novela pela vaga de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE/AC) está encerrada, perdeu. O tema será discutido nos tribunais. É o que garante o presidente da Associação Nacional dos Auditores de Controle Externo dos Tribunais de Conta do Brasil (ANTC), Francisco José Gominho Rosa.

Ele frisou que a Associação vai apoiar a ação judicial que deve ser impetrada pela Associação dos Ministros e Conselheiros-Substitutos dos Tribunais de Contas (AUDICON) em favor da conselheira-substituta, Maria de Jesus Carvalho de Souza.

“A ANTC deverá solicitar para ser AMICUS CURIAE, apoiando a conselheira substituta em uma ação judicial que deverá ser proposta pela AUDICON, que é a principal interessada (possui legitimidade ativa para iniciar uma demanda dessa natureza neste caso concreto), considerando que a Conselheira Substituta Maria de Jesus é associada da AUDICON, que é a associação nacional dos conselheiros substitutos dos Tribunais de Contas”, diz o presidente Francisco José.

Entenda

O nome de Maria de Jesus foi rejeitado por 14 votos a 3 pela Assembleia Legislativa do Acre. Os parlamentares acompanharam o relator da matéria, deputado Gerlen Diniz (Progressistas), que evocou o texto da Constituição Estadual para justificar o voto contrário. Maria de Jesus tem mais de 65 anos, o que, neste entendimento, a impede de assumir a vaga deixada por José Augusto Araújo de Faria, vítima da covid-19.

Apenas os deputados Edvaldo Magalhães, Fagner Calegário e Daniel Zen votaram favoráveis ao nome da indicada. Eles seguiram o princípio de que Maria de Jesus é servidora de carreira do TCE e já ocupa o cargo de conselheira-substituta, deliberando em todas as sessões da Corte de Contas.