..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

POLÍTICA

Atletas paralímpicos do Acre conquistam 17 medalhas em Uberlândia

Imagine cinco atletas especiais. Agora imagine uma competição em nível nacional onde participam os melhores do país. Some a tudo isso a garra, a vontade e a determinação desses jovens em trazer bons resultados. Foi exatamente isso o que acontece com Rebeca, Débora, Armando, Gigliane e Lucas. Eles foram recebidos nesta segunda-feira, 1º, pelo governador Gladson Cameli. 

“Nossos atletas paralímpicos são verdadeiros herois. Eles nos mostram que suas limitações não são barreiras para a prática de esportes. Eles estão de parabéns e no que depender do Governo do Estado, eles terão o nosso apoio para representar o Acre em todas as competições nacionais”, comentou o governador Gladson Cameli. 

Os atletas foram até a cidade de Uberlândia (MG) para participar da I Etapa regional do Circuito Caixa de Atletismo e Natação. O resultado não poderia ter sido melhor. Das 17 medalhas conquistadas, foram 14 de ouro, 2 de prata e 1 de bronze. Como se tratava de uma etapa classificatória, eles irão competir as fases nacionais do torneio. 

Quatro dos cinco atletas paralímpicos acreanos estão classificados para as três próximas fases do Circuito e todos os cinco atletas estão classificados para o campeonato brasileiro de atletismo e natação que será realizado na cidade de São Paulo no mês de outubro. 

Para participar da etapa em Uberlândia, eles contaram com o apoio do governo do Estado por meio do Departamento de Esportes da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes (SEE). Além disso, utilizam a pista de atletismo do Sesi e como a maioria é da rede pública, treinam no contraturno das aulas. 

O professor Clodoaldo Castro, do Dom Bosco, foi quem coordenou o trabalho da equipe vitoriosa. Ele destaca que o esporte, num primeiro momento, tem a finalidade de realizar a inclusão desses alunos, mas a partir dos treinos atletas de alto rendimento vão se revelando. “Esses alunos estavam bem preparados para representar o nosso Estado”, disse. 

Quem também comemorou o resultado foi o diretor do Departamento de Esportes da SEE, Júnior Santiago. “O esporte dá dignidade, respeito e sustento a esses atletas, por isso precisamos ampliar esse trabalho para que mais pessoas especiais possam ser alcançadas”, afirmou. 

Muitas medalhas 

Dos cinco atletas, quatro participaram das competições de atletismo e uma atleta da natação. Veja como foi o desempenho de cada um. 

Rebeca Campos (Natação) – ganhou cinco medalhas de ouro e conseguiu quatro índices 

Débora Oliveira (Atletismo) – ganhou três medalhas de ouro e conseguiu dois índices 

Armando Pimentel Jr. (Atletismo) – ganhou três medalhas de ouro e um recorde brasileiro 

Gigliane Paiva (Atletismo) – ganhou três medalhas de ouro e conseguiu dois índices 

Lucas Vinícius (Atletismo) – ganhou duas medalhas de prata, uma de bronze e conseguiu dois índices.