Foi realizada no plenário da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) na manhã desta segunda-feira, 1⁰, audiência pública com o tema: Implantação da Política Nacional de Cuidados Paliativos.
A reunião, que contou com a presença de representantes de órgãos públicos, entidades e gestores da área da Saúde, foi proposta pelo deputado Adailton Cruz (PSB), que também é presidente da Comissão de Saúde Pública e Assistência Social do Legislativo estadual.
"A participação de toda sociedade, assim como dos poderes e entidades, é de suma importância em vista da relevância do debate que foi proposto, que é oferecer dignidade e reduzir o sofrimento dos pacientes com doenças incuráveis", disse Cruz.
O parlamentar agradeceu a participação de todos na audiência. "Seguimos trabalhando e buscando melhorar a saúde do nosso Estado. O paliativismo é essencial não apenas para o acesso aos serviços, mas também para “reduzir o sofrimento daqueles que, infelizmente, têm doenças que não têm cura”, destacou Adailton.
O deputado enfatizou sobre
a ampliação do orçamento de saúde do Acre, que passou de R$ 1 bilhão para R$ 1, 735 bilhão. "Isso graças ao apoio do governo e dos parlamentares. Não adianta a gente sonhar, lutar, querer profissional, qualificar, ampliar serviço sem ter orçamento, sem ter recurso”, frisou.