A proposta de realização de audiências públicas online na Câmara Municipal de Rio Branco, apresentada pelo vereador Rodrigo Forneck (PT), foi aprovada por unanimidade durante a sessão desta quarta-feira (22)
As audiências, que levam ao parlamento debates com a participação de representantes da sociedade e instituições públicas, haviam sido suspensas por causa do decreto que proíbe aglomerações e consequentemente os trabalhos presenciais na Casa, porém Rodrigo Forneck considera que, à semelhança das sessões virtuais que ocorrem no momento, é possível promover as audiências. Essa foi a forma encontrada pelo parlamentar para permitir a possibilidade de participação popular em debates na Casa.
“As nossas audiências sempre foram presenciais, além de serem transmitidas no youtube. Mas, o momento pede inovação. Sugiro que as audiências sejam realizada no mesmo formato das sessões, online, e que oferecem uma ferramenta de interação da população”, destacou Forneck.
O vereador lembra que a não realização de audiências públicas poderia resultar em prejuízos para o Município de Rio Branco, já que há temas necessários para serem debatidos.
“A lei prevê a realização de algumas audiências, a exemplo da que avalia o relatório quadrimestral da Saúde, bem como a do relatório financeiro da Prefeitura. E, caso não as realizemos, o Município será prejudicado”, alertou Rodrigo.