..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

POLÍTICA

Aumento de mortes por covid-19 pode ocorrer nos próximos dias pela falta de medicamento, alerta Sindicato dos Médicos do Acre

Aumento de mortes por covid-19 pode ocorrer nos próximos dias pela falta de medicamento, alerta Sindicato dos Médicos do Acre

A falta de metilprednisolona, medicamento essencial usado para o tratamento do paciente de Covid-19 na fase 2, pode levar pacientes com a doença à morte. O alerta foi dado por meio de uma carta aberta encaminhada ao governador Gladson Cameli pelo Sindicato dos Médicos, Ufac, CRM e Associação dos Médicos do Acre.

O remédio é essencial para o tratamento do paciente na fase dois, estágio em que está a grande maioria dos pacientes internados nas unidades de saúde.

"Sem a metilprednisolona os médicos pouco podem fazer para que não aconteça a evolução da doença chegando até ao óbito", dizem as instituições.

Há dias as entidades médicas denunciam a falta de medicação ou a pequena quantidade nas unidades de saúde, orientando a Secretaria de Saúde do Acre que a falta de medicamentos como pode levar dezenas, senão, centenas de pacientes da Covid-19 à evolução em seus quadros clínicos podendo ocasionar mortes em elevado número.

"Diante da falta de metilprednisolona e da previsão que a gestão da Sesacre nos deu que levará 10 dias para a medicação chegar ao Acre e diante da iminente realidade no aumento de números fatais da Covid-19, recorremos à sensibilidade do senhor governador para que tome medidas urgentes que resultem na chegada da medicação ao Acre. Se necessário for que seja fretado um voo para trazer os lotes de medicação, mas não podemos deixar que pela falta de um remédio mais vidas corram risco de serem perdidas."

O uso da metilprednisolona é protocolo adotado para combater a hiperinflamação pulmonar e sistêmica secundária.

O Notícias da Hora manteve contato com a assessoria de imprensa da Sesacre, que deve emitir nota sobre o assunto.