A audiência pública realizada nesta sexta-feira, dia, na Câmara Municipal de Rio Branco está dando o que falar. Ao explicar o aumento na conta de energia dos acreanos, o representante da Energisa Acre – antiga Eletroacre-, Ricardo Xavier, comentou que o aumento na conta é normal durante o período do verão.
“Olhem as suas contas do ano anterior: na época do verão, entre julho e setembro, é normal você te rum crescimento do seu consumo. Se você for olhar a conta dos meses de junho, julho, agosto, você vai ver que é maior. Em agosto desse ano, o consumo foi maior que em novembro do ano passado. Muitos consumidores tiveram aumento do consumo, outros não”, retruca.
Xavier diz que já foi abordado em Brasiléia, e que um homem reclamava da conta de energia, mas que ao comparar os meses de consumo, ficou claro que havia diminuindo o valor e o consumo. “Até 50 kw, por hora, você é isento. A partir de 100kw você começa a incidir ICMS, PIS e COFINS. E o ICMS tem duas faixas. A tarifa é fixa por 12 meses, até que a Aneel faça um reajuste”, destaca.
O vereador João Marcos Luz (MDB), que propôs a reunião, destacou que os acreanos estão “diante de uma escuridão da informação”, e que “o povo do Acre está de mal-humor por não estar entendendo o que está acontecendo, e é por isso que também foram convidados representantes do setor comercial”, pontuou.
O representante das associações de moradores da Capital, Oséias Silva, comentou que “a Energisa precisa esclarecer e ter sensibilidade de que a população carente do estado do Acre não pode pagar um preço alto. Desde que essa empresa inaugurou aqui no nosso estado, é a modalidade de assaltar o povo”, comentou.