..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

POLÍTICA

Banco alemão financiador ambiental do Acre assegura recursos para operações aéreas

O banco alemão KFW, principal financiador das políticas ambientais do Acre, assegurou R$ 1,3 milhão para que o governo Gladson Cameli (Progressistas) arque com os custos de operação do helicóptero Comandante João Donato, o ex-Estrelão. O atual governador acreano tem um postura claramente antiambiental, com um forte discurso de fortalecimento do agronegócio. 
 
A assinatura do termo de cooperação aconteceu na manhã desta segunda-feira, 25, no Centro Integrado de Operações Especiais (Ciopaer), localizado no aeroporto de Rio Branco. Além de ações voltadas para a segurança pública e a Saúde, por meio do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), a aeronave também deve dar suporte aos órgãos de fiscalização ambiental. 
 
O objetivo é assegurar ações de combate ao desmatamento e ao uso do fogo em áreas de floresta. A medida não agrada muito o governo Cameli, mas foi uma imposição dos alemães, interessados na preservação da Floresta Amazônica. O Acre mantém preservado ao menos 86% de sua cobertura florestal nativa. 
 
Em sua fala, o secretário de Meio Ambiente, Israel Milani, que é ligado ao setor ruralista do estado, disse que as fiscalizações ambientais no Acre terão uma nova postura. Ao invés da aplicação de multas a quem desmatar ou usar o fogo para limpar ou abrir novas áreas, o governo atuará de forma preventiva. 
 
“Acreditamos que é melhor prevenir, chegar de uma maneira mais cautelosa no produtor rural com prevenção do que chegar aplicando multas, como era feito anteriormente”, disse ele.   
 
Em janeiro último, segundo dados do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), o Acre teve aumento de 1% em sua área de floresta desmatada.