O deputado José Bestene comentou, durante a sessão remota da Assembleia Legislativa desta terça-feira, dia 02, que familiares de pacientes do SUS no estado, acometidos pela Covid-19, não conseguem entender as regras que organizam o Sistema Único de Saúde (SUS) e o serviço de regulação de pacientes.
“Nós não podemos tirar um paciente de lá e colocar outro. Às vezes os familiares não entendem isso. Há uma regulação que é controlada pelo Ministério Público, e nós não podem burlar isso. Tem filas as vezes de sete, de oito, de dez”, comentou o deputado progressista.
Bestene é tio do secretário da pasta estadual, Alysson Bestene, e alega que inclusive o município de Rio Branco fez a parte que lhe cabia, colocando unidades básicas de saúde à disposição da população com sintomas da doença. O parlamentar questionou o início do período de queimadas no estado, com a chegada do verão.
“Uma coisa que me preocupa, e eu gostaria de dividir com vocês, é que a gente está chegando no verão, e já vemos algumas queimadas. Isso vai causar alguns problemas. Esse é o momento da Assembleia entrar nesse debate, para que os órgãos possam fiscalizar mais essas queimadas”, pontuou.