O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, sancionou uma nova lei que propõe a inclusão de princípios cristãos em escolas municipais. Intitulado “Bíblia nas escola”, o PL de autoria do vereador e pastor Arnaldo Barros (Podemos), foi aprovada por unanimidade na Câmara da Capital.
A decisão foi oficializada na manhã desta segunda-feira, 11, durante uma cerimônia que contou com a presença de autoridades locais e representantes da comunidade. O prefeito destacou que sancionou a lei apesar da orientação do Ministério Público do Estado, que havia recomendado o veto à proposta.
Bocalom justificou a decisão, afirmando que a medida não impõe qualquer obrigatoriedade e respeita a liberdade de escolha dos alunos. "A minha sanção é porque não se trata de nada obrigatório. É facultativo. São princípios cristãos. Eu sou um homem regido por isso", declarou.
O chefe do Executivo municipal
afirmou que, se um projeto sobre religiões de matriz africana, como o candomblé, fosse aprovado pela Câmara, também o sancionaria.
“A Câmara é que decide. Se eles decidirem, não vejo nenhum problema. Cada um vai estudar o que quer. Aquele que quiser estudar candomblé, vai estudar; catolicismo, cristianismo, vai estudar. Isso é liberdade. Cada um escolhe”.