O senador Marcio Bittar (União/AC) disse que espera que o ex-governador Jorge Viana, após ter sua nomeação anulada na Apex por decisão da Justiça Federal em Brasília por não comprovar fluência em inglês, devolva os salários que recebeu durante os cinco meses que presidiu o órgão.
A remuneração mensal de Jorge Viana é de R$ 65 mil. Durante os cinco meses no comando da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, o ex-governador recebeu R$ 325 mil.
“Isso envergonha o povo acreano e espero que a Justiça vá até o final e que ele devolva o dinheiro que ele recebeu durante o período em que ele presidiu a Apex. Agora não só o Acre, mas o Brasil todo está sabendo que o forte de Jorge Viana não é o inglês, e sim mudar as regras quando lhe favorece. Foi assim quando governador, que retomou a pensão de ex-governadores e agora na Apex Brasil. Nesse último caso, a Juíza federal Diana Wanderlei, anulou a liminar que o mantinha no cargo sem os devidos requisitos exigidos.
Contamos que ainda haja o mínimo de coerência no judiciário para manter a decisão”, disse Bittar.
A ação judicial foi movida pelo senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ). Na decisão, a juíza substituta da 5º Seção Judiciária do Distrito Federal, Diana Wanderlei, deu prazo para Viana apresentar um diploma de proficiência em inglês ou mesmo um vídeo em que apareça falando a língua estrangeira.
A Advocacia-Geral da União (AGU) informou ainda nesta segunda-feira, 22, logo após a decisão da Justiça, que irá recorrer.