..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

POLÍTICA

Bittar mostra força junto a Bolsonaro, que manda para o Congresso o Renda Cidadã

Bittar mostra força junto a Bolsonaro, que manda para o Congresso o Renda Cidadã

O senador Marcio Bittar (MDB/AC) mostrou força junto ao presidente Jair Bolsonaro e conseguiu aprovação dele para mandar ao Congresso o Programa Renda Cidadã, que vai substituir o Bolsa Família. O martelo foi batido ontem, 27, em reunião entre Bittar, os líderes do governo na Câmara e no Senado Ricardo Barros (PP/PR) e Eduardo Gomes (MDB-TO), respectivamente, e a equipe econômica. A matéria chega ao Congresso hoje, 28.

A fonte de renda que vai financiar o programa vem de recursos destinados aos precatórios. A ideia de liberação é de R$ 35 bilhões para o novo programa social. Os precatórios consistem em uma ordem de pagamento decorrente de condenações judiciais. A União desembolsa por ano R$ 55 bilhões para o pagamento dessas dívidas.

O governo tem encontrado dificuldade de ampliar o Bolsa Família e incluir mais famílias que dependem, exclusivamente, com a pandemia, do auxílio emergencial. Um programa mais amplo é pensando neste sentido. Mas, esbarra na dificuldade econômica.

Os especialistas não enxergam o programa com bons olhos. Temem o atraso no pagamento dos precatórios, o que seria ruim. Uma espécie de descobrir um santo para cobrir outro, no popular.