..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

POLÍTICA

Bittar vai ao ICMBio em busca de solução para famílias que vivem em reservas do Acre

Bittar vai ao ICMBio em busca de solução para famílias que vivem em reservas do Acre

Com ele estavam o vice-governador do Acre, Major Wherles Rocha (PSDB), a deputada federal Mara Rocha (PSDB) e o deputado estadual Luiz Gonzaga (PDSB)

O senador Marcio Bittar (MDB-AC) se reuniu nesta terça-feira (16) com o presidente do ICMBio, coronel Homero de Giorgio Cerqueira, em busca de solução para as mais de mil famílias que vivem na Reserva Extrativista Chico Mendes e na Serra do Divisor. Bittar estava acompanhado do vice-governador do Acre, Major Wherles Rocha (PSDB), da deputada federal Mara Rocha (PSDB) e do deputado estadual Luiz Gonzaga (PDSB).

Segundo o senador, o tema do encontro foram as mais de 800 famílias da Resex Chico Mendes e outras mais de 300 que habitam a Serra do Divisor, no Vale do Juruá.

“São pessoas que precisam sobreviver da terra, conciliando produtividade e preservação ambiental”, conforme ele frisou.

O deputado Luiz Gonzaga ressaltou ao representante do ICMBio que os moradores das duas localidades citadas vivem em meio a enormes dificuldades. E que precisam ser olhadas com ‘carinho’ pelas autoridades públicas, em especial as que representam os órgãos de controle ambiental.

Para a deputada Mara Rocha, trata-se de pessoas que passaram a ocupar uma região que deixou de ter características extrativistas.

“São produtores que querem praticar a pecuária e a agricultura e que hoje sofrem com as sanções dos órgãos de fiscalização ambiental”, afirmou ela.

Já o vice-governador do Acre ressaltou a necessidade de se ´pacificar’ a região, conciliando preservação do meio ambiente à necessidade de ajudar o Acre e o país a crescer a partir da produção.

Ao final do encontro, Cerqueira se comprometeu a apresentar, no prazo de um mês, uma proposta capaz de ‘mitigar’ os conflitos entre a necessidade das famílias das reservas extrativistas e a legislação ambiental.