Ao anunciar durante entrevista ao programa Café com Notícias, apresentado pelo jornalista Washington Aquino, da TV05, a construção de quatro creches a partir deste ano, o prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, disse, ao se referir indiretamente ao ex-prefeito Marcus Alexandre (MDB), seu principal adversário político, que as prestações de contas da construção de 10 creches das duas gestões do ex-petista “estão enroladas até hoje”.
Bocalom apontou inconsistências que, segundo ele, foram reduzidas durante a sua administração.
“Fizeram de 2012 para frente 10 creches aqui em Rio Branco, só que a prestação de contas não consegue fechar até hoje. Não consigo fechar a prestação de contas daquelas creches. Infelizmente a gente não consegue mais dinheiro em Brasília por causa dessa prestação de contas dessas 10 creches que estão enroladas até hoje. Quando eu assumi tinha mais de 500 inconsistências, erros de execução de projetos, de tudo, e que a gente não consegue resolver. Tinham mais de 500 inconsistências, hoje nós reduzimos, mas mesmo assim está muito difícil”, disse o prefeito.
Marcus Alexandre respondeu Bocalom. O pré-candidato do MDB lembrou que jamais recebeu qualquer notificação e que todas as a creches construídas enquanto ele era prefeito funcionam normalmente e recebem dinheiro do governo federal. O emedebista ironiza as declarações do atual prefeito, chamando-as de “fantasia”.
“Construímos 12 creches no total, de excelente qualidade, nos bairros mais simples de Rio Branco. Prestamos contas e as creches estão funcionando até hoje, atendendo milhares de crianças. Estão recebendo regularmente os recursos do Ministério da Educação.
Por que só agora, no ano da eleição, ele vem falar isso? O Bocalom não entregou nenhuma creche em 4 anos. O mais estranho é que não recebi nenhuma notificação do MEC. Essa é mais uma de suas fantasias em ano de eleição. Para que está feio. Ele não me tira da sua cabeça?!”