A respeito do abastecimento de água em Rio Branco, o prefeito Tião Bocalom voltou a reforçar que vai resolver o problema com a utilização da água do aquífero que fica no 2º Distrito da Capital acreana. De acordo com ele, estudos serão feitos para a prospecção de águas profundas, que estão há 300 metros da superfície.
“Eu acredito que até o final do ano, nós vamos abastecer o 2º Distrito. O 2º Distrito dá mais ou menos 17 a 18% da água consumida em Rio Branco. Abastecer lá, já sobra esse outro pedaço pra cá [1º Distrito]. A gente está com todo orçamento pronto para comprar novas bombas para ter as reservas. Quebrou, coloca outra, não falta água. Quebrou, manda arrumar, passa 10 dias para arrumar, as pessoas passam 10 dias sem água. Nós temos que resolver. Então, tem muita coisa”, disse Bocalom.
O presidente do Serviço Água e Esgoto de Rio Branco (Saerb), Edvaldo Fortes, disse que o foco da gestão será o combate ao desperdício e o melhoramento do setor comercial. Ele afirmou que “de tudo que se fatura, apenas 50% se recebe”. Ou seja, o sistema trabalha sempre no déficit. “Vamos estar trabalhando nisso, porque essa receita é que vai manter os nossos projetos”, disse o gestor.