Em coletiva na manhã de hoje (26), ainda no Aeroporto de Rio Branco na recepção aos ministros Waldez Góes e Marina Silva, o prefeito Tião Bocalom (PP) lembrou que as famílias atingidas novamente este ano pela enxurrada, foram atingidas em anos recentes e estavam se recuperando. Ele destacou, que apesar das perdas, não houveram vítimas fatais.
“Graças a Deus não temos nenhuma vítima fatal. Aquilo que é material a gente recupera. Juntos, estado e município vamos correr atrás pelo recomeço. Os igarapés que cortam a cidade, principalmente o São Francisca, eles subiram muito rápido que não dá tempo das pessoas tirar nada de dentro de casa. As famílias que estavam se recuperando, infelizmente perderam tudo novamente. Esa agilidade [de se reconhece o estado de emergência] nos deixa muito tranquilos porque teremos o suporte financeiro para ajudar a nossa população de Rio Branco”, salientou.
Na manhã deste domingo, o rio Acre atingiu 16, 42 metros.
Rio Branco está sob decreto de emergência. Na última análise feita pela Defesa Civil Defesa foram identificados que mais de 5 mil casas foram afetadas pelos igarapés e 8 mil pelo rio Acre.