..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

POLÍTICA

Bocalom diz ser a favor do regime militar e acredita em fraude nas urnas; OAB, presidente do PT e vereadora repudiam

Bocalom diz ser a favor do regime militar e acredita em fraude nas urnas; OAB, presidente do PT e vereadora repudiam

As declarações do prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, durante o Papo Informal, podcast do Notícias da Hora, a favor de uma intervenção militar e afirmando ter havido fraude nas urnas eletrônicas foram repudiadas pela OAB/AC e políticos de partidos da esquerda local.

A vereadora Michelle Melo (PDT) disse ser “decepcionante ver um prefeito eleito pelo povo, na democracia, defender ditadura militar, além claro, de ser anti-constituição”.

O presidente do PT, Cesário Braga, também se manifestou. Para ele, ao ao defender publicamente um golpe militar e acusar as eleições de terem sido fraudadas, Bocalom “comete o crime de atenta contra a democracia brasileira. A declaração é tão ignóbil que se volta contra seu autor que exerce a função de prefeito mediante eleições democráticas validadas pelas urnas eletrônicas! Mas todos sabem que essa sanha golpista de Bocalon não passa de mais uma súplica de um gestor medíocre para permanecer no poder. Assim como Bolsonaro que já antevia sua derrota nas urnas em 2022, Bocalon sabe do futuro desastroso que lhe espera nas urnas em 2024. Ao invés de ficar falando asneiras e leviandades deveria era parar um pouquinho mais em Rio Branco e cuidar das ruas e ramais do povo que lhe elegeu”.

Durante sua participação no Papo Informal, Bocalom afirmou com todas a letras sobre a derrota de Bolsonaro: “Perdeu ou foi roubado, não sei. Acredito (que houve fraude), porque como matemático que sou e trabalho com estatística, quando você pega aqueles números daquela auditoria que aquele argentino mostra tem realmente a mudança de comportamento das urnas”.

Na mesma linha de raciocínio, o prefeito afirma ser a favor das manifestações na frente dos quartéis e defende intervenção militar.

“E desde quando os militares não fizeram um grande trabalho nesse país? Quando foi o milagre brasileiro do desenvolvimento? Que o Brasil era o 40º país em economia do mundo e aí ele veio para o sexto, chegou a ser o terceiro em economia do mundo? Quando foi isso? Foi na época dos militares que o país explodiu, que a economia brasileira explodiu, é o milagre brasileiro.”

 

”Recebemos com indignação e tristeza essas declarações”, diz OAB

Em nota, a Ordem dos Advogados do Brasil no Acre lamentou a fala do prefeito.

”A OAB, enquanto instituição que fez parte dos movimentos que defenderam o restabelecimento da democracia brasileira durante a ditadura militar (1964-1985), refuta tais alegações. Naquele período, vidas foram ceifadas, pessoas perseguidas. Portanto, defender tal período tenebroso é, por consequência, defender tamanhas atrocidades cometidas. Recebemos com indignação e tristeza essas declarações.”