..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

POLÍTICA

Bocalom e Marfisa são empossados prefeito e vice de Rio Branco

Bocalom e Marfisa são empossados prefeito e vice de Rio Branco

Os professores Tião Bocalom (PP) e Marfisa Galvão foram empossados prefeito e vice-prefeita de Rio Branco, nesta sexta-feira, dia 1º, durante cerimônia na Câmara Municipal de Rio Branco. Os novos chefes da prefeitura da Capital foram eleitos no dia 29 de novembro, em segundo turno, com mais de 60% dos votos válidos.

Bocalom recebeu a faixa de prefeito da Capital acreana das mãos da ex-prefeita Socorro Neri, que deixou o cargo no último dia 31 de dezembro de 2020, após pouco mais de dois anos à frente da administração do maior município do Acre. Neri era vice-prefeita de Marcus Alexandre, e assumiu o posto após renúncia do petista para candidatar-se ao governo, em abril de 2018.

Ao falar diretamente a respeito da Câmara Municipal, Bocalom disse que “tenho certeza que aqui não teremos problemas” ao se referir a respeito da relação que deve ser estabelecida a partir de agora.

Bocalom aproveitou para agradecer a ex-prefeita Socorro Neri pela cordialidade e o espírito republicano. Revelou que Socorro Neri foi uma das idealizadoras do “Projeto produzir para Empregar” ainda em 2010, quando Bocalom disputou o governo. O novo prefeito deixou claro que a relação com Neri é de profundo respeito e amizade.

“Temos uma história bonita de respeito entre nós. Eu tenho certeza que você conseguiu saneada uma prefeitura que não estava fácil. Eu sei que estou assumindo uma prefeitura saneada. Não vou negar isso”, disse Tião Bocalom.

Quanto ao governador Gladson Cameli, o prefeito progressista disse que é a melhor possível. “Pelas conversas e reuniões que tivemos não tenho dúvida nenhuma da grande pareceria entre o governo do Estado e Prefeitura. O nosso projeto é um só: melhorar a vida do nosso povo. Graças a Deus as coisas estão andando muito bem e vão continuar andando”.

Socorro Neri, que deixou a gestão, disse que apesar do resultado ruim nas urnas, onde foi derrotada por Bocalom, fica feliz em ver uma mulher ao lado do prefeito. “Temos problemas de ordem estrutural que não são complexos. Estamos deixando uma prefeitura reconhecida em transparência entre as capitais”, lembrou a socialista.

Na mesma sessão em que Bocalom e Marfisa foram empossados, também foram oficializados no cargo os 17 vereadores de Rio Branco, que comporão a legislatura 2021/2024. Momentos antes de o progressista receber a faixa de prefeito, os vereadores elegeram a nova composição da Mesa Diretora da Câmara Municipal, que terá mandato de dois anos.

Para o cargo de primeiro-secretário da Casa de Leis, foi eleito o vereador Antônio Moraes (PSB), que antes era o presidente da Câmara Municipal, no biênio 2019/2020. O socialista deixou o comando da câmara, mas conseguiu emplacar o terceiro maior cargo, e será o responsável pelo orçamento do Poder Legislativo, a menina dos olhos dos parlamentar.

Ainda foram escolhidos os vereadores Hildegard Pascoal (PSL) e o vereador Ismael Machado (PSDB), para os cargos de segundo-secretário e suplente da Mesa Diretora, respectivamente. O mandato da composição da Mesa eleita hoje encerra no dia 31 de dezembro de 2022.