Objetivando traçar ações eficazes e eficientes no combate à violência, bem como oferecer ferramentas aos operadores de segurança pública em Rio Branco, o prefeito Tião Bocalom deu posse, na manhã desta segunda-feira, 2, aos membros do Conselho Municipal de Segurança Pública.
O evento aconteceu no auditório da Seinfra, no antigo Mira Shopping, e contou com a presença de diversos representantes dos poderes constituídos e sociedade civil organizada.
"O município de Rio Branco ha muito tempo tem demonstrado o interesse de formar uma.parceria com o governo do Estado e outros órgãos com o objetivo de deixar Rio Branco mais segura. O Acre em 2017 apareceu como um dos Estados mais violentos do Brasil, e como queremos que as pessoas, os turistas venham visitar o nosso Estado, venham investir aqui? Estamos hoje criando mais uma ferramenta de combate à violência em parceria com diversos atores. A prefeitura de Rio Branco tem investido em tecnologia para conter a onda de criminalidade, a exemplo disso o programa Rio Branco Mais Segura, que foi investimento em videomonitoramento com a instalação de mais de 200 câmeras. Com a criação desse conselho poderemos agora receber recursos federais", explicou o prefeito.
Ezequiel Bino, chefe do Gabinete Militar da Prefeitura, enfatizou ainda que a prefeitura tem apoiado todas as ações sociais de assistência às pessoas em situação de rua.
"Mais do que ações de polícia, a prefeitura tem realizado ações sociais e de saúde pública para assistência à pessoas em situação de rua, já que muitas delas são usuárias de álcool e drogas sendo as responsáveis pela maioria de furtos ocorridas na região central", enfatizou Bino.
Para o promotor de Justiça do Ministério Público, Rodrigo Curti, Rio Branco está na vanguarda com a criação do Conselho.
"Rio Branco está na vanguarda, e que bom será se servir de modelo para outros municípios com a crianção do Conselho Municipal de Segurança Pública. Parabéns ao prefeito e a todos os envolvidos. Espero que este conselho não fique só no papel como o Conselho Estadual", afirmou Curti.