O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, entregou na manhã desta quarta-feira, 18, na praça do Calafate, melhorias no sistema de abastecimento de água no bairro. A obra, que contou com um investimento de mais de R$ 500 mil (recursos próprios), incluiu a instalação de bombas e adutoras, garantindo maior eficiência no fornecimento de água e reduzindo problemas de interrupção.
Segundo a gestão, entre as melhorias realizadas estão a instalação de novas bombas e adutoras, o que, segundo Bocalom, é parte de um esforço contínuo para resolver problemas históricos no abastecimento de água da capital.
“Devagar, a gente está fazendo os investimentos. Nosso objetivo é que o povo de Rio Branco tenha água 24 horas por dia. É uma questão de tempo, mas estamos avançando. Hoje, já tem áreas do Calafate com água 24 horas,”destacou o prefeito.
Bocalom enfatizou os desafios enfrentados devido à precariedade da infraestrutura “herdada” de outras gestões. “São mais de 30 anos de problemas seríssimos. Ninguém conserta isso da noite para o dia, mas estamos colocando recursos próprios para resolver,”.
O diretor-presidente do Saerb, Enoque Pereira, responsável pela gestão do sistema de abastecimento, também ressaltou o impacto positivo das melhorias. Segundo ele, a situação no Calafate era crítica, com muitas famílias convivendo com dias alternados sem água. “Antes, uma grande parte do Calafate tinha água dia sim, três não. Agora, a área passou a ter abastecimento dia sim, dia não, mas com pressão muito maior. Já tem locais que recebem água 24 horas,”.
Ele pediu que os moradores usem a água de forma consciente para evitar desperdício e garantir que o avanço seja sustentável. “Nosso esforço é para que todos tenham água todos os dias, mas isso depende da colaboração da população no uso responsável”, destacou.
Leonardo Baiman, presidente do Polo Geral do Mesquita, parabenizou o trabalho feito na região. “Antes, a água não chegava em muitas casas. Agora, mais de 60% das famílias já recebem água regularmente. Ainda temos problemas com canos antigos e ligações clandestinas, mas o prefeito se comprometeu a resolver,” concluiu.