Durante entrevista ao programa Café com Notícias, da TV 5, na manhã desta quarta-feira, 5, o prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, detalhou os avanços e desafios do programa 1.001 Dignidades, que prevê a construção de mil casas populares na Capital acreana até o final de 2025.
O gestor explicou que o projeto segue em andamento e destacou a complexidade da iniciativa, que envolve diversas etapas antes da entrega das moradias.
“Está tudo encaminhado para sair. Acontece que é um projeto piloto, não pensa que fazer mil casas para depois botar no lugar se faz da noite para o dia. Estamos fazendo, estamos trabalhando, e estou esperando que até o final do ano a gente coloque essas mil casas em pé”, frisou Bocalom.
Segundo o chefe do Executivo, antes da construção das residências, é necessário garantir a infraestrutura básica, como terraplanagem, pavimentação das ruas, instalação de redes de água e esgoto, além da preparação das bases para as casas.
Bocalom também revelou que o Ibama cedeu madeira apreendida em Rondônia para ser utilizada no programa, o que garantiu parte do material necessário para a continuidade das construções.
“A gente continua serrando madeira. O Ibama fez um bocado de apreensão de madeira lá em Rondônia e cedeu tudo para a nossa 1.001 Dignidades. Então a madeira está assegurada e a gente continua produzindo as casas”, disse.
O programa 1.001 Dignidades faz parte do plano de governo da gestão municipal e tem como objetivo oferecer moradia digna para famílias de baixa renda em Rio Branco.