..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

POLÍTICA

Bocalom nomeia pesquisador responsável por resgatar bandeira do Acre feita no Império de Galvez

Bocalom nomeia pesquisador responsável por resgatar bandeira do Acre feita no Império de Galvez

O prefeito de Rio Branco Tião Bocalom nomeou nesta segunda-feira (20) o professor, pesquisador e historiado José Wilson Aguiar para chefiar a Divisão de Turismo Histórico e Cultural, na Diretoria de Turismo, na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Tecnologia e Inovação (SDTI).

José Wilson Aguiar deu uma parcela importante de contribuição de resgate da história do Acre. Foi a partir de articulação e pesquisa feita por ele que a primeira bandeira acreana, confeccionada em couro e algodão, em 1899, por Maria de Nazareth dos Santos Porto, uma nordestina, foi transferida do Palácio do Catete, no Rio de Janeiro, para o Palácio Rio Branco, ainda no governo de Jorge Viana.

Atualmente, a bandeira faz parte do acervo histórico de peças expostas para visitação. O modelo original da bandeira acreana tem a estrela vermelha no canto direito junto com a cor amarela, na parte inferior, sendo a superior ocupada pelo verde. A ideia de criação da bandeira acreana foi do médico baiano Antônio Frederico de Galvão Queiroz. “O desenho da bandeira acreana mostra a divisa territorial que se tinha do Amazonas com o Acre, ligados por uma hipotenusa”, disse José Wilson Aguiar em entrevista em 2019.

José Wilson Aguiar chegou a fazer um movimento para que o Acre passasse a adotar o formato original, pensando no Império de Galvez, mas nenhum deputado abraçou a causa na Assembleia Legislativa. O assunto gerou polêmica nas redes sociais.