O prefeito de Rio Branco Tião Bocalom nomeou nesta segunda-feira (20) o professor, pesquisador e historiado José Wilson Aguiar para chefiar a Divisão de Turismo Histórico e Cultural, na Diretoria de Turismo, na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Tecnologia e Inovação (SDTI).
José Wilson Aguiar deu uma parcela importante de contribuição de resgate da história do Acre. Foi a partir de articulação e pesquisa feita por ele que a primeira bandeira acreana, confeccionada em couro e algodão, em 1899, por Maria de Nazareth dos Santos Porto, uma nordestina, foi transferida do Palácio do Catete, no Rio de Janeiro, para o Palácio Rio Branco, ainda no governo de Jorge Viana.
Atualmente, a bandeira faz parte do acervo histórico de peças expostas para visitação. O modelo original da bandeira acreana tem a estrela vermelha no canto direito junto com a cor amarela, na parte inferior, sendo a superior ocupada pelo verde. A ideia de criação da bandeira acreana foi do médico baiano Antônio Frederico de Galvão Queiroz. “O desenho da bandeira acreana mostra a divisa territorial que se tinha do Amazonas com o Acre, ligados por uma hipotenusa”, disse José Wilson Aguiar em entrevista em 2019.
José Wilson Aguiar chegou a fazer um movimento para que o Acre passasse a adotar o formato original, pensando no Império de Galvez, mas nenhum deputado abraçou a causa na Assembleia Legislativa. O assunto gerou polêmica nas redes sociais.