Já tem data marcada. O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom (PP), afirmou durante entrevista ao Papo Informal desta quinta-feira (17), que as 1.001 casas populares serão erguidas em julho de 2024. A ideia é erguê-las em um único dia.
Bocalom afirmou que as casas vão atender famílias que estão no aluguel social ou que moram em áreas próximas a esgotos, locais insalubres. Ele disse que é plenamente possível o reaproveitamento da madeira.
“Essas casas que vamos fazer são com painéis. É feita com madeira curta. Usa pouca madeira comprida. Monta tudo e deixa os painéis prontos”, disse o prefeito. E acrescentou: “Nós estamos mostrando o verdadeiro desenvolvimento sustentável. Pegamos aquilo que iria virá fumaça, vamos deixar de queimar mais de 10 mil metros de madeira e transformar isso em ação social, ou seja, casa para as pessoas”.
“Serão diversos locais espaços pela cidade. Tem quase dois anos para fazer isso. Nós vamos construir em terrenos da prefeitura, em terrenos da União, que estão próximos, já tem luz, já tem energia. Vamos pegar em áreas que já tem uma infraestrutura pronta. Tudo isso está pensado. As bases vão estar prontas, com tudo direitinho, só montar os painéis no dia”, disse Bocalom ao enfatizar que o projeto deve envolver 3 mil profissionais, “sem contar os ajudantes”.