..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

POLÍTICA

Bocalom se solidariza com afetados pelas chuvas e pede às pessoas que parem de jogar lixo em córregos e igarapés

Bocalom se solidariza com afetados pelas chuvas e pede às pessoas que parem de jogar lixo em córregos e igarapés

O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, disse estar triste com os impactos da chuva que acabou alagando ruas e atingindo ao menos 17 bairros na capital no sábado (22), mas também criticou quem joga lixo em córregos e igarapés.

Bocalom pediu que as pessoas tenham responsabilidade e cuidem do meio ambiente e reflitam sobre os cuidados e impactos causados pela falta de educação ambiental.

“Estou triste e me solidarizo com todas as famílias afetadas pelos estragos causados pela chuva torrencial de ontem, que ultrapassou os 130 mm. Sei que momentos como esse são de dor e preocupação, mas também são oportunidades para refletirmos sobre atitudes e o impacto causado no meio ambiente. Nossa Prefeitura de Rio Branco está fazendo e fará o possível para servir nossa gente, prestando assistência às famílias atingidas. Mas a verdade é que o poder público não pode fazer tudo sozinho. Precisamos da ajuda da população para evitar que acontecimentos como esse se repitam. Jogando lixo e entulho nos igarapés, estamos colocando em risco nossas próprias vidas! Cada garrafa jogada, cada sofá abandonado, e até geladeiras descartadas como foi visto, contribui para alagamentos, doenças e transtornos. Vamos agir com responsabilidade! A Prefeitura segue firme no compromisso de trabalhar pelo nosso povo, mas a mudanças como esta de fazer não fazer o descarte do lixo em rios e igarapés contribuirá e muito para a diminuição dos problemas causados. O Futuro Depende de Nós. Contem conosco sempre!”, concluiu.

post

Chuvas deixaram famílias desabrigadas e desalojadas

De acordo com o tenente-coronel Falcão, coordenador da Defesa Civil, cerca de 1,2 mil famílias podem ter sido impactadas, incluindo pessoas atingidas, desalojadas e desabrigadas. Pelo menos 21 pessoas encontram-se temporariamente acolhidas no abrigo público da prefeitura de Rio Branco, enquanto cerca de 200 pessoas foram levadas para casas de familiares.

“Então, a gente está fazendo um levantamento mais preciso, mas preliminarmente estamos calculando que, aproximadamente, entre mil e mil e duzentas famílias foram afetadas, atingidas. Nós estamos distribuindo material de limpeza em todas elas, aí a gente vai ter uma contagem melhor em instantes”, explica Falcão.

Diante da gravidade da situação, a Prefeitura de Rio Branco e a Defesa Civil intensificaram as ações de apoio à população. Equipes da Secretaria Municipal de Saúde estão atuando nos locais afetados, oferecendo assistência médica e orientações sobre os cuidados necessários neste período, incluindo o consumo seguro de água e alimentos, além da prevenção contra doenças e animais peçonhentos.

A distribuição de produtos de limpeza também está sendo realizada, garantindo condições sanitárias mínimas para os moradores que começam a retornar às suas casas. O trabalho de monitoramento e suporte continuará sendo feito por equipes da prefeitura, visando minimizar os impactos da enchente e garantir a segurança das famílias afetadas.