O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, surgiu em um vídeo, cedo, nesta quinta-feira (7), orando para que as chuvas cessem nesta semana: “Querido Pai, nos ajude e não mande água nem hoje e nem esta semana pra ver se o nosso rio baixa e diminui o sofrimento do nosso povo. É o que lhe pedimos nesta manhã, meu Senhor”.
Católico fervoroso e amigo de líderes evangélicos, Bocalom contou que ao acordar diariamente pede a Deus pela vazante do rio Acre, que desabriga milhares de famílias.
“Bom dia a todos, sou o Tião Bocalom, são 5 horas e 10 minutos, já estou acordado, levantado há algum tempo, e claro, todos os dias eu levanto olhando para os céus e pedindo para Deus: meu Pai, tenha piedade do nosso povo de Rio Branco, nos ajude, não mande mais chuvas hoje nem esta semana para ver se o rio abaixa, estamos com a segunda maior cota de elevação do rio, da sua história. No ano de 2021 já tivemos uma alagação muito grande e forte, 2023 foi o maior desastre que Rio Branco já viu, milhares de famílias perderam tudo, este ano novamente milhares de famílias fora de casa com essa segunda maior alta do rio Acre.”
Nesta quinta-feira, a Defesa Civil informou que o rio Acre está com 17, 76 metros em Rio Branco. O manancial começou a registrar sinais de vazante. Ontem pela manhã, às 6 horas, na primeira medição, o manancial estava com 17, 84 metros.