O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, visitou na tarde desta sexta-feira, 26, ao lado do senador Márcio Bittar, a comunidade Baixa Verde, região do cinturão verde da Capital acreana, localizada na BR-317, entrada da cidade amazonense de Boca do Acre, e o Ramal Itucumã.
No quilômetro 30, da Baixa Verde, o chefe do Executivo municipal e o parlamentar, visitaram o plantio de melancia do do produtor rural Jhonatan, Carlos Jesus, que possui 18 hectares de cultivo do fruto.
"Aqui na região são mais de 50 hectares de produção de melancia, juntando com os outros oito agricultores. O fruto demora 60 dias para estar pronta para ser colhida. Com o incentivo, assim como estamos tendo da gestão municipal, podemos produzir ainda mais, isso também em relação aos outros cultivos", comentou Carlos.
Projeto Baixa Verde
Entre as ações desenvolvidas na zona rurral da Capital acreana, para fomentar a produção local, também se destaca o trabalho realizado em ramais. Na ocasião, Tião Bocalom e Márcio Bittar estiveram nos ramais do Amor e Baixa Verde.
"Para escoar a produção precisa de ramal, e é esse trabalho que está sendo realizado na nossa gestão. Aqui na Baixa Verde já foram piçarrados 154 quilômetros este ano. As pessoas precisam entender que ramal não se faz de um ano para o outro. Ramal demora em torno de 4 a 5 anos para ele se consolidar. O incentivo ao homem do campo é uma das missões em nossa gestão. Através da mecanização, através da correção de solo, através de apoio ao plantio, a colheita, a comercialização, estamos avançando e avançaremos ainda mais. Tudo isso faz parte do projeto Produzir para Empregar", destacou Bocalom.
O senador Márcio Bittar enfatizou que essa é a primeira vez que os ramais em Rio Branco podem ser trafegáveis de inverno a verão. "Quero parabenizar o prefeito e sua equipe pelo excelente trabalho. O que está sendo realizado é muito importante para o produtor, para suas famílias, isso em vários aspectos, em todos os setores da administração pública. Podemos afirmar com convicção que Bocalom apoia o homem do campo, a agricultura familiar", frisou
o parlamentar.
A agenda da tarde foi finalizada no Ramal Itucumã, próximo a rodovia AC-40 onde foi asfaltado 2,2 quilômetros de ramal; uma reivindicação de 31 anos daquela comunidade.