..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

POLÍTICA

Bolsonaro abandonou índios no Acre, denunciam liderança indígenas

Lideranças indígenas denunciam que índios estão sem atendimento de saúde, servidores da Casai estão com salários atrasados há três meses e protestam contra extinção da Sesai

Lideranças indígenas que realizam protesto contra mais uma tentativa do governo Jair Bolsonaro de enfraquecer os direitos das populações tradicionais do país, foram recebidos nesta quarta-feira, 27, pelos deputados no plenário da Assembleia Legislativa.

Desta vez, as lideranças protestam contra a proposta do governo de extinguir a Secretaria de Saúde Indígena (Sesai), ligada ao Ministério da Saúde, passando a responsabilidade da assistência médica para as prefeituras.

Os indígenas são contra a proposta por tal medida já ter ocorrido no passado, mostrando-se fracassada. Para eles, a extinção da Sesai compromete ainda mais o atendimento realizado nas aldeias, que hoje já passa por sérias dificuldads.

Os deputados Janilson Leite (PCdoB), Antônia Sales (MDB), Jonas Lima (PT) e Edvaldo Magalhães (PCdoB) foram os únicos a usar a palavra em defesa dos povos indígenas.