Uma reunião de emergência foi convocada pelos membros da Executiva do MDB de Rio Branco, que pediram uma reunião extraordinária do colegiado após as declarações do vereador João Marcos Luz, nesta quinta-feira, dia 20, sobre o que seriam “pessoas enroladas” dentro do partido. Luz estava irritado com as negociações para que Marcus Alexandre se filie e seja candidato a prefeito, em 2024, pelo partido emedebista.
A reunião convocada às pressas deve ocorrer segunda-feira, dia 24, com o objetivo de debater o posicionamento individual do vereador e líder do prefeito, João Marcus Luz. Os dirigentes da sigla disseram que o vereador não cumpriu com o acordado na última reunião do partido, e justo por isso, pediram a reunião da executiva municipal.
Após a repercussão das declarações do Vereador, dois dirigentes do MDB ouvidos pelo Notícias da Hora alegam que o partido já tem um pré-candidato a prefeito, contudo, não fechará as portas para negociações, conversas e diálogos com outros nomes ou partidos. “ [O MDB] jamais irá fechar as portas para quem queira construir dentro do MDB uma política de compromisso com a população de Rio Branco e alinhada com o desenvolvimento que o partido sempre apresentou em suas administrações”, declarou um dos líderes emedebistas.
Outro dirigente lembrou as boas ações dos emedebistas Nabor Júnior, ex-senador da República; do ex-governador, prefeito, senador e deputado federal , Flaviano Melo - atual presidente estadual da sigla; além do ex-prefeito de Rio Branco, Maurí Sérgio; do ex-prefeito Vagner Sales; é do ex-prefeito de Manoel Urbano, Tanizio Sá, atual deputado estadual pela sigla.
CRÍTICAS AO PARTIDO - O vereador João Marcos Luz criticou a possibilidade do engenheiro civil Marcus Alexandre ser candidato a prefeito de Rio Branco pela sigla partidária nas eleições de 2024. Luz alega que o MDB não precisa do ex-petista no partido e relembrou o volume de denúncias e problemas causados pela gestão de Alexandre, entre os anos de 2013 e 2018.
O posicionamento de João Marcos vai de encontro com o que circula nos bastidores da política acreana: Marcus Alexandre não deve mais voltar para o PT de Jorge Viana e Lula, e se filiará ao MDB ou ao PSD, que também se aproxima dos emedebistas na tentativa de emplacar o cargo de vice na possível chapa do partido de Flaviano Melo.
“Eu vejo o Marcus Alexandre, que é campeão de processos judiciais, campeão das páginas policiais, saiu do PT escondido, mentindo dizendo que ia para o TRE, e agora anda pelo PSD e pelo MDB. Eu já disse ontem, numa reunião no meu partido, que eu tenho todo o direito de questionar qualquer aproximação, filiação”, criticou o vereador.
Luz destacou que o partido tem, sim, problemas e pessoas “enroladas”, mas que o “MDB não precisa de mais pessoas enroladas”. E complementou: Marcus Alexandre é o campeão das páginas policiais, e o MDB não precisa de Marcus Alexandre”, destacou o parlamentar, que apoia Tião Bocalom, possível candidato à reeleição e concorrente de Marcus Alexandre. Luz é o líder do prefeito na Câmara de Vereadores.