A Assembleia Legislativa do Acre sedia na próxima segunda-feira (13), às 10 horas, uma sessão solene com o objetivo de celebrar o Dia Nacional dos Surdos. A cerimônia será realizada a pedido do deputado Fagner Calegário (Podemos). A data tem profundo impacto na luta por inclusão e acessibilidade no estado do Acre.
O Dia Nacional dos Surdos, comemorado em 26 de setembro, é uma ocasião que ressalta a importância da promoção de igualdade de oportunidades e direitos para a comunidade surda. Calegário tem sido um defensor desses princípios e tem desempenhado um papel crucial na promoção da inclusão dos surdos na sociedade acreana. Por conta de agendas da própria Assembleia, a sessão acontece neste mês de novembro, excepcionalmente.
Uma das conquistas notáveis do parlamentar é a autoria da Lei Complementar n° 445, que garante que pessoas surdas tenham a oportunidade de realizar provas de concursos na Língua Brasileira de Sinais (Libras), acompanhadas por um profissional habilitado e vídeo prova. Essa legislação é um marco na garantia de igualdade de oportunidades no âmbito educacional e profissional.
Além disso, o parlamentar é o responsável pelo protocolo de uma moção para a inclusão de conteúdos relacionados à Libras nos ensinos escolares do Estado. Essa medida visa criar uma base sólida de compreensão e respeito pela língua de sinais, promovendo assim uma sociedade mais inclusiva e acessível.
“Sem dúvidas é uma oportunidade para refletir sobre a importância da inclusão e da acessibilidade em nossa sociedade e reforçar o compromisso de trabalhar juntos por um Acre mais igualitário e acolhedor para todos”, disse Calegário.