Nas redes sociais, um grupo de pipeiros agradeceu ao deputado estadual Fagner Calegário pelo projeto de lei que institui a prática da soltura de pipa como esporte no Acre. No vídeo, os profissionais ressaltam que o projeto de lei visa garantir a regulamentação e contribuir para o fortalecimento profissional da prática, o combate ao preconceito e a conscientização da nova prática esportiva.
Em Rio Branco, mais de 400 famílias vivem diretamente da produção de pipas ou a possuem como renda extra. Os pipeiros ainda ressaltaram que a cadeia da fabricação do item gera recolhimento de imposto aos órgãos competentes, além de promover a cultura e lazer de crianças e adultos.
Calegário, que tem uma forte atuação em relação ao fortalecimento do esporte no Estado, foi o autor do Projeto de Lei, que defende o reconhecimento da soltura da pipa como prática esportiva, tendo como referência também os estados do Amazonas, São Paulo e Rio de Janeiro, onde a prática já é regulamentada.
“É importante ressaltar que a pipa já possui reconhecimento como patrimônio histórico, cultural e imaterial em diversos estados. Essa é uma prática que merece atenção e que impacta diretamente no desenvolvimento econômico, cultural, turístico e de lazer do estado”, reforçou o parlamentar.
Atuando no grupo de pipeiros há um bom tempo, Gelcemir Teixeira reforçou a necessidade da aprovação do projeto e pediu que a população não confunda o âmbito profissional da prática da soltura da pipa com algo marginalizado ou com falta de responsabilidade dos praticantes, e sim entenda que é necessário a adequação de um espaço para a soltura segura para a população e praticantes. O projeto de lei ainda não tem data para ser votado na Assembleia Legislativa.