O líder do Podemos na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), deputado Fagner Calegário, disse que o partido repudia veementemente a fala do deputado paulista Arthur do Val, o Mamãe Falei, que chamou as mulheres refugiadas ucranianas de “fáceis”. Em resposta à fala do deputado Daniel Zen, que cutucou a bancada do Podemos, Calegário afirmou que Mamãe Falei deve ser “expulso”.
“Quero dizer a vossa excelência, como líder do Podemos no Acre, nós repudiamos a fala do deputado Arthur do Val. E digo mais: eu defendo a expulsão dele, que foi infeliz em sua fala, que claramente foi para um país em guerra não com a intenção de contribuir, mas com o fim de turismo sexual. O Podemos do Acre não compactua com a fala do deputado Arthur do Val, que mancha as cadeiras do nosso partido”, disparou.
Quanto às declarações do governador Gladson Cameli, de que usaria saia caso não construa a ponte da Sibéria em Xapuri, Calegário afirmou que “a oposição tenta imutar um caráter de demérito, vexatório ao governador”.